Medidores de Vazão Eletromagnético – Alfa Equipamentos

Medidor de Vazão Eletromagnético

O Macromedidor Eletromagnético da Alfa Equipamentos não contem partes moveis, nem obstáculos para o liquido, isso entre outras possibilita que ele faça medições de vazão em qualquer fluido liquido.

Comumente usando em: 

  • Refino de Petroleo;
  • Tratamento de Efluentes;
  • Mineradoras;
  • Papel e Celulose;
  • Farmacêutico
  • Laticínios, etc.

A Alfa Equipamentos por ser fabricante é capaz de personalizar o seu Medidor de Vazão.

Personalizamos:

 

  • Normas e Padrões de Conexão;
  • Display Local ou Remoto;
  • Alimentação 24Vc ou 110~220Vc
  • Protocolos Hart, Modbus. Profibus
  • Entre Outros.

NOSSOS CANAIS DE ATENDIMENTO

Clique nos ícones abaixo e entre em contato

GALERIA DE FOTOS DO EQUIPAMENTO

Veja abaixo algumas configurações do medidor de vazão eletromagnético.

FAÇA SEU ORÇAMENTO

Para que posssamos apresentar o melhor equipamento para você, preencha abaixo as informações.

Formulário

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO MEDIDOR DE VAZÃO ELETROMAGNÉTICO

Conheça alguns de nossos casos de Sucesso!

Nesta sessão você encontrará alguns vídeos mostrando à aplicação dos nossos equipamentos. Se você  tiver alguma dúvida entre em contato pelo WhatsApp que teremos enorme prazer em saná-las.

MAIS DETALHES SOBRE O MEDIDOR DE VAZÃO ELETROMAGNÉTICO

O que são medidores de vazão Eletromagnético?

Os medidores de vazão eletromagnético, também chamados de medidores magnéticos ou macromedidores magnético, são medidores de vazão de volume que não possuem peças móveis para fazer a medição, reduzindo a necessidade de manutenção ou substituição. Com um amplo range de vazão e com precisão de ± 0,5%

O medidor de vazão eletromagnético por não conter partes moveis nem obstáculos não ocorre perda de carga. O medidor de vazão eletromagnético opera com eletrodos instalados em lados opostos do sensor de fluxo com o objetivo de medir a velocidade dos elétrons do fluido. Os medidores de vazão eletromagnético, faz medições precisas em diversos fluidos e processos, como água bruta, esgoto, produtos químicos, líquidos abrasivos, líquidos inflamáveis, etc.

Como funciona um medidor de vazão Eletromagnético.

Todos os medidores de vazão eletromagnético são baseados na Lei de Indução Eletromagnética de Faraday para medir a velocidade do liquido. O princípio da lei de Faraday, afirma que um fluido condutor que se move através de um campo magnético produz um sinal elétrico dentro do sensor, que é diretamente proporcional à velocidade do fluido que se move pelo campo. Resumindo à medida que o fluido flui através do campo magnético, partículas condutoras no fluido criam mudanças na tensão do campo magnético. Esta variação é usada para medir e calcular a velocidade do fluxo que flui pelo medidor.

Vantagens do uso de medidores de vazão Eletromagnético.

As principais vantagens dos medidores de vazão eletromagnético é o fato que por não possuir parte moveis, tem uma vida útil muito maior que outros equipamentos similares, pois ele praticamente não precisa de manutenções.

Os medidores de vazão Eletromagnéticos podem ser fabricados em diâmetros pequenos como por exemplo 6mm a grandes diâmetros como 1000mm, sendo assim os medidores de vazão eletromagnéticos podem ser instalados em saídas de água ou dosadores de líquidos, produtos corrosivos, e até mesmo dosar ou medir a vazão de líquidos em processos alimentícios como leite, sorvete, cerveja, etc.

e em diâmetros maiores, os medidores de vazão eletromagnéticos podem e são usados em grandes e complexos processos indústrias, saneamento, tratamento de esgoto, etc.

Além disso os medidores de vazão eletromagnético fazem a medição de qualquer fluido em seu estado liquido, desde que contenha uma certa condutividade elétrica.

Aplicado nas medições de vazão, o medidor de vazão eletromagnético entende e não contabiliza em sua medição sólidos em suspensão, bolhas de ar, sujeiras no fluido ou na linha, medido apenas o fluido que passa pela tubulação, evitando medições incorretas e garantindo medição de volumes precisas.

EQUIPAMENTOS À

PRONTA ENTREGA!

#DECOLAR

FRETE AÉREO

SUPORTE ON-LINE

24HRS POR DIA!

MAIS DETALHES SOBRE O MEDIDOR DE VAZÃO ELETROMAGNÉTICO

Nesta sessão você encontrará respostas para questionamentos mais comuns. Se você não encontrou resposta para sua dúvida entre em contato pelo WhatsApp que teremos enorme prazer em saná-las.

Medidores com o princípio de medição, por ondas eletromagnéticas, (medidores de vazão eletromagnético) são usados por todas as indústrias há mais de 60 anos. Esses equipamentos são aplicáveis para todos os líquidos com condutividade elétrica, como:

   . Água, 

   . Ácidos, 

   . LÍquidos alcalinos, 

   . Esgoto;

   . Lodo Mineral;

   . Fluidos abrasivos 

   . Fluidos com solidos em suspensção;

   . Misturas de areia e agua, entre muitos outros. 

São comumente usados para monitoramento de líquidos, de forma geral, preenchimento, dosagem, processos no geral que exigem medições precisas. 

 

No ambiente industrial, os medidores de vazão eletromagnéticos são usados principalmente nos setores de gestão de água, segmento de laticínios, alimentos e bebidas, no geral.

 

 Geralmente suas caracteristicas, material de construção e durabilidade, os fazem ser a única opção para uso na mineração, construção de túneis entre outros processos “pesados”

 

Baseando-se na lei de Faraday de que o campo magnético induz eletricidade, em fluidos líquidos condutores de energia, foi desenvolvido o medidor de vazão eletromagnético.

Duas bobinas dentro do medidor de vazão que quando energizadas geram um campo magnético constante sobre toda a sessão transversal do medidor.

Dois eletrodos capazes de captar voltagem são instalados, em um ângulo reto na parede interna do tudo do medidor.

O revestimento do sensor tem como função primaria evitar curto circuito, esse revestimento em sua maioria das vezes é de PTFE.

Quando não a fluxo na tubulação as partículas eletricamente carregadas do liquido condutor estão uniformem-te distribuídas, assim não gerando voltagem.

No entanto assim que se inicia o fluxo no medidor o campo magnético aplica uma força sobre as partículas carregadas, como resultado as partículas positivas e negativas são separadas, em lados opostos do medidor, nesse ponto uma voltagem é formada e detectada pelos eletrodos, esta voltagem é diretamente proporcional a velocidade do fluxo na tubulação.

Com isso, caso passe algo pelo medidor que não contenha condutividade elétrica, como sólidos em suspensão, bolhas, impurezas, não influenciam na medição.

Isso tornou do medidor de vazão Eletromagnético o medidor de vazão mais usado em qualquer processo que fara a leitura de fluidos líquidos.

Não contem partes moveis, ou componentes mecânicos.

Pode ser fabricado em Aço Carbono, Ferro fundido, Aço Inox 316, entre outras matérias.

O revestimento pode ser feito de materiais que suportem uma abrasão de fluidos como ácido, cloro, etc.

Seus eletrodos também podem ser personalizados para fluidos abrasivos. Aumentando sua vida útil.

Os medidores magnéticos da Alfa, não precisam de manutenção e oferecem total integração do sistema aos seus processos.

  • Mesmo fluidos com sólidos oclusos podem ser medidos, ex. lama mineral ou celulose
  • Construído com matérias resistente a corrosão, fluidos abrasivos.
  • Ideal para estação de tratamento de esgoto, mineradoras, etc.
  • Faz a medição de qualquer fluido em estado líquido, ignorando bolhas, sólidos em suspenção, pedras, etc.
  • Sua vida útil é superior a qualquer outro equipamento de medição, por não conter partes moveis.

 

Manual do medidor de vazão Eletromagnético

NOSSOS CANAIS DE ATENDIMENTO

Clique nos ícones abaixo e entre em contato